sambaterapia

O método
Sambaterapia

Sou terapeuta de dança, hipnoterapeuta ericksoniana, pedagoga e atualmente estou estudando psicologia positiva.

A dança movimento terapia fiz formação na Itália e a Hipnose Ericksoniana em Turim e no Rio de Janeiro.

Colaboro com a Alomar Onlus, uma grande associação que me permitiu desenvolver o projeto: mais alegria e menos dor nasceu em reumatologia no hospital Gaetano Pini em Milão com pacientes de doenças reumáticas.

Respiração Meditativa

O objetivo é desacelerar não apenas a mente,
mas todo o corpo.

Guiada pela respiração, a mente tenta encontrar o benefício que é necessário naquele momento, pode ser: físico, emocional ou espiritual.

Relaxar cria uma atmosfera de confiança conquistando pequenos estados de liberdade interior, onde a pressa deixa de ser o mestre e abre espaço para a calma.

Tudo acompanhado por música instrumental, com os sons da natureza para poder liberar sua criatividade no que você está construindo, paz, força interior.

Articulações

Da respiração meditativa à caminhada lenta. Sentindo seus pés, suas articulações, um passo após o outro, saboreando e descobrindo uma nova forma de caminhar, lentamente.

Isso nos permite fazer a conexão com todas as articulações, músculos de forma consciente. A passagem consciente entre uma articulação e outra, como o corpo é capaz de derreter, relaxar, permitindo que a energia vital envolva o corpo e inicie pequenas mudanças.

Este movimento é preparatório para iniciar qualquer movimento, exercícios físicos e danças de forma geral. A primeira fase: quanto mais lento, mais benefícios você terá.
Então você pode explorar movimentos mais rítmicos, percussivos e primitivos. É usado para liberar tensões e descobrir a vitalidade do corpo.

A expressão primitiva

O que é o primitivo na Sambaterapia?
É ser capaz de reconhecer que não somos apenas a parte duvidosa, medrosa e raivosa de nós mesmos.

Ao liberar essas emoções, descobrimos que também estamos: seguros, corajosos, confiantes conosco mesmos.
Para isso proponho as danças dos Orixas brasileiros. São belas divindades que representam o indivíduo em sua própria natureza e em contato com a natureza. Poder limpar, libertar emoções reprimidas, dançar em frente a uma cachoeira, na floresta ou no mar.

Cada divindade tem suas próprias qualidades: cores, dias da semana, representa emoções, comida, etc.

A proposta da dança dos Orixás não é copiar seus movimentos, mas estimular o movimento natural de todos para reconhecer e processar suas emoções, sem julgar, ser natural sem se julgar garante a realização do caminho.
Isso é Sambaterapia: se adequar ao próprio corpo, respeitando cada fase do crescimento.

O Samba

O Samba é uma dança que cria estabilidade, com os pés plantados no chão, inicialmente deslizando daqui e dali, um jogo prazeroso, sem pensamentos, sem julgamentos, sempre em busca do prazer.

Juntos podemos conhecer os movimentos do corpo de forma mais leve e a consciência imediatamente nos dá os resultados, como: sentir-se mais livre emocionalmente, passando a dor na região lombar.

A alegria começa a envolver todo o corpo. Dos pés vamos envolver os joelhos, depois a pélvis e os ombros não ficam para trás, até alongarmos o pescoço, sinal da nossa elegância e ter a cabeça no presente e olhar para o futuro.

Para onde vai meu Samba? Tem esse começo que cada vez que sambando, cria uma mudança importante para o corpo e na vida, a liberdade de ser como se está se divertindo!

Alongamento

Ognuno nella scoperta del proprio corpo, crea il suo allungamento.

Compartilhamento do grupo

Cada um compartilha sua experiência.

A comparação enriquece individual e coletivamente.